logotipo acertado trxto topo Capa VL 15
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

NAS QUADRAS DE WIMBLEDON
ESPORTE COM PEDIGREE

Wimbledon

Wimbledon Embora o território verde de Wimbledon, no sudoeste de Londres, não vá promover nenhuma partida neste ano, por conta do cancelamento dos eventos públicos e as restrições de isolamento impostas pelo coronavírus, a herança e a tradição dos torneios championships continuam no imaginário dos amantes do tênis. Desde a entrega dos tradicionais morangos com cremes até a descoberta da moda inspirada no sofisticado esporte, há infinitas formas de explorar o local onde acontece o torneio de tênis mais antigo e prestigiado do mundo.

UM TORNEIO AO ESTILO VITORIANO

O primeiro campeonato de tênis de gramado foi realizado em 1877 no Clube de Croquet da Inglaterra, na Worple Road, em Wimbledon. Esse torneio recebeu o único Grand Slam masculino jogado por 22 amadores, que teve um emocionante final assistido por 200 espectadores. Vencido pelo esportista local Spencer Gore, ele orgulhosamente recebeu doze prêmios em dinheiro, hoje equivalente a £790). As competições em dupla foram implementadas em 1884; já as duplas femininas e duplas mistas em 1913. O crescimento do esporte foi tão grande que em 1922 o campeonato teve que se mudar para um local maior, na Church Road, na mesma área do sudoeste de Londres, onde permanece até hoje.
Os campos de Wimbledon foram se modernizando desde que se mudaram para um espaço maior. A instalação de um teto retrátil, em 2009, já salvou o evento britânico das chuvas em diversas ocasiões. Capaz de cobrir o campo verde em apenas dez minutos, as mudanças também incluíram a instalação de um ar condicionado para climatizar o estádio. A primeira partida disputada em um ambiente fechado foi protagonizada pela lendária escocesa Andy Murray e o suíço Stanislas Wawrinka, coincidindo com a inauguração do campo fechado.

DA REALEZA AO MODERNISMO

Antes do Grand Slam de Wimbledon, o tênis era predominantemente um esporte cultivado pela burguesia e a realeza britânica. O exemplo mais antigo sobre uma quadra de tênis na Inglaterra remonta do século XVI e pode ser conferido no histórico Palácio de Hampton. Esporte favorito do rei Henry VIII, o “tênis real” era uma atividade prestigiada por alguns membros da nobreza e das pessoas mais ricas da terra. O jogo de tênis, que é diferente do tênis real e requer menos espaço, foi jogado pela primeira vez em 1873 pelo Major Walter Wingfield. Criado para ser um esporte ao ar livre, costumava ser jogado nos jardins de grandes mansões pertencentes à elite britânica.
Hoje, as partidas em Wimbledon atrai fãs de todos os lugares do mundo e é transmitida em mais de 200 países. Embora o local possua 18 campos de tênis, a quadra central é considerada a mais icônica no mundo do tênis. Personalidades de várias vertentes ocupam os cobiçados assentos da quadra, tendo inclusive uma sala reservada para uso da família real e seus convidados. Observar celebridades acompanhando as partidas agrega prestígio para Wimbledon. David Beckham, Claire Foy de The Crown e Dame Maggie Smith engrossam a lista das personalidades mais habitués, ao lado de membros da realeza como Kate Middleton e Megham Markle.

HALL OF FAME

Vários jogadores britânicos tiveram sucesso no prestigiado torneio, entre eles Fred Perry, que venceu três vezes consecutivas o campeonato de Wimbledon durante os anos 1930. Dorothy Round Little também foi uma campeã logo após Perry, enquanto Angele Mortimer ergueu o troféu em 1961, seguido por Ann Haydon-Jones em 1969. No ano de 1977, o ano do centenário do torneio, Virginia Wade foi a vencedora, tendo a grande final assistida por sua Alteza Real, a Rainha Elizabeth. A vitória britânica mais recente aconteceu em 2013, quando o talentoso escocês Andy Murray se tornou o primeiro britânico masculino a erguer o troféu em 77 anos. Nesse meio tempo, o suíço Roger Federer foi o tenista que mais ganhou títulos em Wimbledon, repetindo o o grande feito em oito temporadas. Entre os jogadores brasileiros, destaque para Maria Esther Bueno e Marcelo Prado, vencedor dupla masculina (ao lado de Lukasz Kubot), em 2017.
Roger Federer_Wimbledon Marcelo Melo_Wimbledon Jogadores em Wimbledon: Roger Federer e o brasileiro Marcelo Melo

TRADIÇÕES SABOROSAS

O morango é o símbolo gastronômico em Wimbledon. Aos presentes, a fruta é servida com uma porção simples de creme fresco, regado com um pouco de Pimm, licor à base de gin com uma seleção de frutas, hortelã fresca e limonada. Em cada temporada, 140 mil porções são devoradas durante o evento que dura duas semanas. A fruta é cultivada em Kent, colhida véspera de cada partida e chega ao local cinco da manhã para ser preparada.
com informações do https://www.visitbritain.com/br/pt-br

Maria Esther Bueno_Wimbledon

A BAILARINA DO TÊNIS

A tenista brasileira Maria Esther Bueno (1939-2018) ganhou a alcunha de A Bailarina do Tênis por conta da elegância do estilo de jogo nas quadras de Wimbledon. Uma outra marca registrada era a potência do seu saque. Premiadíssima no torneio inglês, sua grande tristeza foi não ter podido representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, já que o tênis deixou de ser esporte olímpico na década de 1930 e voltou apenas em 1996. Apesar de tudo, a tenista ostenta uma invejável coleção de títulos profissionais, no total de 71, sendo sete Grand Slam simples, dez em duplas e um em duplas mistas. Em Wimbledon, ganhou o Grand Slam simples nos anos 1959, 1960 e 1964.

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2020 - Todos direitos reservados.